
Psicologia Arquetípica
Certificado: 12h.
Assista à gravação deste minicurso que foi ministrado em semestre anterior.

Psicologia Arquetípica
Este curso discutiu questões sobre a Psicologia Analítica Arquetípica, uma nova proposta epistemológica dentro do corpus da Psicologia Analítica Junguiana desenvolvida pelo norte-americano James Hillman, objetivando revisar e criar novos sentidos nas propostas clássicas trazidas por C. G. Jung. Foram realizados dois módulos divididos em quatro encontros. No 1º Módulo abordamos a contextualização da Psicologia Arquetípica dentro da Psicologia Analítica de C. G. Jung, a biografia de James Hillman, fundador desta Psicologia e as bases filosóficas da Psicologia Arquetípica. No 2º Módulo abordamos os principais conceitos da Psicologia Arquetípica e suas possíveis aplicações: clínica, cultura, política, sociedade e relacionamentos humanos, por exemplo.
A Psicologia Analítica desenvolvida por Carl Gustav Jung em meados do século XX trouxe uma grande revolução na forma de entendimento sobre o ser humano, seu funcionamento psíquico e suas relações consigo mesmo e com o mundo à sua volta. Apesar de revolucionar a Psicologia ao propor, por exemplo, a noção de Inconsciente Coletivo e da subsequente base arquetípica do desenvolvimento psíquico, para alguns pós-junguianos, o próprio Jung apresentou algumas limitações, naturais do seu Zeitgeist, o espírito de sua época. Um destes pós-junguianos foi o Analista norte-americano James Hillman que, ao entrar em contato com a obra de Jung se sentiu profundamente inspirado pela forma com a qual ele trabalhava com a base arquetípica do inconsciente, as manifestações da psique e sua profunda reverência à Alma. Contudo Hillman passou a discordar da forma como Jung definia e trabalhava com os conceitos de Arquétipos, Alma e Imagem, por exemplo, o que levou este inquieto pós-junguiano a propor uma re-visão, uma nova forma de ver a Psicologia Analítica, tomando principalmente a Alma como referência, as Imagens como sua manifestação e a base poética como a estrutura básica da Psique. Sua proposta permanece polêmica, mesmo após seu falecimento no ano de 2011, mas permanece muito presente nos círculos de estudo e discussão junguianos, de tal modo que hoje não se fala puramente de uma Psicologia Analítica Clássica sem ao menos precisar citar e referenciar alguma leitura hillmaniana do assunto. Por isso este curso se torna de vital importância para a introdução ao pensamento de James Hillman, à Psicologia Arquetípica.
Certificado: 12h. Formato: Minicurso—gravado. Assista à gravação deste minicurso que foi ministrado em 2022-1. As gravações serão liberadas em até 48h úteis após a compra e ficam disponíveis por 6 meses.
Quer saber o que esperar deste minicurso? Assista o corte da entrevista com o professor João Coutinho aqui:
Quem ensina
Certificado: 12h.
Assista à gravação deste minicurso que foi ministrado em semestre anterior.
R$ 419,00