Jung e a Cabala
Certificado: 8h.
Quintas, 19h-21h.
Datas: 06.out, 20.out, 03.nov, 24.nov.
Jung e a Cabala
“Na realidade, passaram-se ainda três semanas antes que me decidisse a viver […]. Decepcionado, pensava: ‘Agora é preciso ‘voltar para dentro das caixinhas!’. Parecia, com efeito, que atrás do horizonte cósmico haviam construído artificialmente um mundo de três dimensões no qual cada ser humano ocupava uma caixinha. E de agora em diante deveria de novo convencer-me que viver nesse mundo tinha algum valor!
Quando a olhava [a enfermeira], acreditava ver um halo azul em torno de sua cabeça. Eu próprio me encontrava no Pardes Rimmonim, o jardim das romãs, e aí se celebrava o casamento de Tiphereth com Malchuth. Ou então era como seu eu fosse o rabino Simeão ben Yochai, cujas bodas eram celebradas no além. Era o casamento místico tal como aparecia nas representações da tradição cabalística. [..] É impossível ter uma ideia da beleza e da intensidade do sentimento durante as visões. Foi o eu vivi de mais prodigioso.
Depois dessa doença começou um período de grande produtividade. Muitas de minhas obras principais surgiram então. O conhecimento ou a intuição do fim de todas as coisas deram-me a coragem de procurar novas formas de expressão. […] Minha doença teve ainda outras repercussões: elas consistiram numa aceitação do ser, num ‘sim’ incondicional ao que é, sem objeções subjetivas, numa aceitação das condições da existência como as vejo e compreendo; aceitação do meu ser como ele é simplesmente.
Quando seguimos o caminho da individuação, quando vivemos nossa vida, é preciso também aceitar o erro, sem o qual a vida não será completa. Pensamos que talvez haja um caminho seguro; ora, esse seria o caminho dos mortos. Quem segue o caminho seguro está como que morto.” Jung em Memórias, Sonhos, Reflexões.
Os textos cabalísticos estiveram entre as obras estudadas por Jung e o termo “cabala” aparece dezenas de vezes na Obra Completa. Participe deste minicurso para compreender o que estas referências significaram para Jung.
É possível fazer inscrição no curso após o início das aulas pois todos os nossos encontros são gravados e disponibilizados por 6 meses.
Certificado: 10h. Formato: Minicurso—online. Semestre: 2022-2.
Quer saber o que esperar deste minicurso? Assista o corte da entrevista com o professor Rubens Bragarnich aqui:
Quem ensina
Certificado: 8h.
Quintas, 19h-21h.
Datas: 06.out, 20.out, 03.nov, 24.nov.
R$ 299,00
Evento indisponível!