
O curador ferido: a proposta de uma clínica do cuidado de si
Certificado: 12h.
Assista à gravação deste minicurso que foi ministrado em semestre anterior.

O curador ferido: a proposta de uma clínica do cuidado de si
Este curso discutiu a imagem do curador-ferido através da perspectiva da psicologia analítica e seus desdobramentos, sendo proposto um deslocamento lógico-clínico de atuação da cura para o cuidado. Contudo, a noção de cuidado pensada pelos gregos como o cuidado de si. Pretende-se expor o tema em o que se pretende fazer em três eixos temáticos: 1. O curador-ferido na narrativa humana e na Psicologia Junguiana; 2. A noção e a proposta da clínica do cuidado de si como cultivo da alma: de Foucault a Hillman; 3 Dor e dom: quando o problema se desvela em poema;
Conta o mito que, durante um conflito entre centauros com Héracles, um deles foge e se esconde na caverna de Quíron, o grande mestre dos heróis e médico. Na tentativa de acertar o inimigo, Héracles lança uma flecha, que atinge Quíron, que acaba mortalmente ferido. Sendo imortal, o médico-curador não pode morrer, mas sua ferida, sendo causada pelo herói, não pode fechar. A partir desse momento, Quíron passa a precisar usar todos os seus conhecimentos sobre cura, medicina e cirurgia para tentar aliviar o seu grande sofrimento. Aqui ele se torna o grande símbolo do curador-ferido. A proposta que C. G. Jung faz de abordar outra alma humana apenas como alma humana é uma convocação para lembrar que somos humanos que sofremos em contato com outros humanos em sofrimento. Elencando essa perspectiva será revisitada a proposta da atuação clínica pela perspectiva filosófica do cuidado de si e sua relação com a concepção de cultivo da alma da Psicologia Arquetípica, buscando o entrelaçamento poético do momento em que se desvela da dor o próprio dom.
Natural de Salvador, João Suzart Coutinho (CRP 03/8828) é psicólogo formado pela Faculdade Ruy Barbosa, é especialista em Psicologia Clínica (CFP), pós-graduado em Psicoterapia Analítica (BAHIANA/IJBA) e Mestrando pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA); trabalha com População em Situação de Rua e Vulnerabilidade Social, com supervisão clínica e é professor no ensino superior, além de atuar como psicoterapeuta.
Certificado: 12h. Formato: Minicurso—gravado. Assista à gravação deste minicurso que foi ministrado em 2022-2. As gravações serão liberadas em até 48h úteis após a compra e ficam disponíveis por 6 meses..
Quer saber o que esperar deste minicurso? Assista o corte da entrevista com o professor João Coutinho aqui:
Quem ensina
Certificado: 12h.
Assista à gravação deste minicurso que foi ministrado em semestre anterior.
R$ 439,00